Julgar os Vivos e os Mortos

1
(1 Co 5:9-11) Aquele que Dizendo-se Irmão e ainda Vive em Pecado

Se não os devo saudar, nem receber, então devo matá-los? Esta podia ter sido a pergunta do Nero em relação aos cristãos, por estes não o considerarem como um deus; mas o Cristão deve obedecer ao Espírito de Deus e não usar a violência.

(2 Jo 1-13) O problema que o que S. João via era o seguinte:
"Muitos enganadores entraram no mundo, os quais não confessam que o Messias veio em carne." A solução total para o problema seria apresentada quando o escritor fosse pessoalmente visitar aquela igreja.
O que é a doutrina de Cristo na qual devemos perseverar?
Mt 7:28,29; 22:25-33 O Messias ensinava como tendo autoridade, sua doutrina causava admiração. Ele ensinou que o Criador único é espírito e que os espíritos dos que estão com Ele, estão vivos.
Jo 7:16,17. Se alguém obedecer ao que o Messias ensina verá que obtém bons resultados porque a sua doutrina vem do Pai celestial.
Mt 15:6-9; 16:12. A sua doutrina não é baseada em preceitos de homens, nem em hipocrisia, nem em tradições humanas. Ela é como fermento puro, cheia de amor.
At 2:42; 5:28; 17:16-34. É a mesma doutrina que os seus apóstolos pregaram, eles ensinaram o seguinte:
Mais importa obedecer a Deus do que aos homens, mesmo que sejam governantes políticos ou religiosos, os quais então mataram Jesus, a quem Deus ressuscitou para poder dar o arrependimento e o perdão dos pecados.
Não devemos adorar ídolos, Deus fez o mundo e tudo que nele há, é Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens, nem é servido por mãos de seres humanos; Deus dá a todos a vida e todas as coisas; de um só fez toda geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra... Deus quer que todos o busquem, porque Ele não está longe, está perto.
Deus é espírito e os espíritos são gerados Nele e por Ele, Nele vivemos nos movemos e somos mantidos vivos, porque Ele é a fonte da vida,é a árvore da vida, é a fonte de toda a energia espiritual.
Ef 4:1-16. O Espírito Santo é comum ao Pai e ao Filho e deseja que a Igreja de Cristo viva na unidade de todos os que vivem em perdão e amor, tendo o Messias como chefe máximo.
Cl 2:9-23. Ele circuncidou-nos espiritualmente, santificou nossos espíritos, e ligou consigo mesmo, os que O recebem como seu Salvador, Rei e Senhor.
Cl 3:1-2. O poder de Deus que O ressuscitou dos mortos, separou-nos do mundo, ressuscitámos com Cristo. Já não precisamos de obedecer ás coisas que eram sombra das coisas futuras. Já chegámos à cidade celestial. (Hb 12:22-24)
1Tm 6:3-5. Mas devemos ensinar conforme as palavras de nosso Senhor Jesus Cristo.
Hb 13:9. A doutrina de Jesus é baseada na sua graça.
1 Pd 1:13; 4:10. Ela manifestou-se de várias formas; nela devemos esperar inteiramente, não precisamos de esperar em mais nada.

2
Os que Têm Conhecido a Verdade

O Messias é o caminho a verdade e a vida porque Ele é cheio de verdade e de vida; a sua igreja conhece essa verdade, ela a ama, a verdade está na sua Igreja para sempre.
(Jo 15:14; Mt 5:45; Jo 1:14) Jesus disse: "vós sereis meus amigos se fizerdes o que eu vos mando"; Ele nos manda amar, por isso estamos perdoando e ajudando a todos como Deus que manda o Sol e a chuva sobre justos e injustos.
Mas a Igreja de Deus não pode tolerar nem apoiar a mentira daqueles que, usados pelo diabo, dizem que Jesus era um espírito, mas nunca teve um corpo humano, não morreu e não ressuscitou, portanto tudo o que viram era apenas aparente, Jesus fingia ter um corpo humano mas era simplesmente um espírito.
A verdade é a seguinte:
"O Verbo se fez carne, e habitou entre nós."

3
Quem tem Autoridade e Sabedoria para Julgar aquele que anuncia uma doutrina é uma Pessoa ou a Igreja reunida para Julgar?

(Mt 7:1-5; At 15:1-33; 1 Co 5:1-12; Ef 4:11) O julgamento deve ser feito pelos apóstolos, evangelistas, pastores e doutores daquela igreja local, porque querem decidir em verdade sobre um determinado assunto ou doutrina, eles sempre devem decidir de acordo com a Bíblia, com a história da Igreja e com Deus Pai Filho e Espírito Santo.
(1 Co 8-12; Ef 5:22-33;Gl 5:22,26) Paulo diz, baseado na Bíblia, que devemos separar-nos de uma pessoa ou de uma igreja que vive na maldade e na malícia, que tem má intenção, vive em prostituição, idolatria, maledicência, bebedice, ladroíce, porque a Igreja deve ser sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.
Devemos ensinar a pessoa ou a igreja a cumprir o que Jesus ensina, mas se não nos ouvirem, deixemos isso com Deus.

Comentários